Blog da Casa

Este é um espaço democrático para discussões sobre Jornalismo, seu mercado de trabalho e experiências de quem já está na área. No Blog da Casa você também encontra divulgações de eventos realizados pela CM e vagas de estágios e emprego na área. É só ficar por aqui, afinal a casa é sua!

sexta-feira, maio 08, 2009

{Chá das cinco, na sexta!

foto: arquivo pessoal camila turtelli
A partir desta sexta-feira, 8 de maio - grande dia, aliás, afinal comemoramos o aniversário do jornalista mais “enfezado” que conhecemos: João Pedro Feza! -, publicaremos a seção de entrevista “Chá das cinco, na sexta”, sempre às 17h, com o perfil de um coleguinha. A lista é grande. São homens e mulheres que atuam em jornais diários impressos, radiofônicos ou televisivos, em revistas, assessorias de comunicação e até alguns desempregados... Gente com muita ou com pouca experiência.

O importante aqui é fazer-se conhecer. É uma oportunidade para você conhecer um pouquinho mais desse pessoal apaixonado por Jornalismo (ou não) e que dá o sangue dia após dia para levar notícias ao público. A estreia (assim mesmo, sem acento, segundo o novo acordo ortográfico) é com a jornalista Camila Turtelli. Vamos lá!

Ficha técnica
Nome completo: Camila Tereza Pereira Turtelli
Idade: 28
Tempo de profissão: 05 anos
Onde trabalha: Jornal Bom Dia, em Bauru
Casada? Solteira (namorando o Bibi!)
Signo? peixes

Elaine de Sousa / Blog da Casa - Em tempos de Orkut, MSN, blogs e Twitter, qual o papel do jornalista diante da avalanche diária de informações transmitidas pelas velhas e novas mídias?
Camila Turtelli - Acho que o papel do jornalista é tentar manter a qualidade da informação. É nessa hora que os profissionais da comunicação precisam estar mais atento. Temos que checar tudo, avaliar, selecionar, pesar, mostrar a notícia de diferentes ângulos e não apenas transmitir, porque é aí que está a diferença entre o internauta que apenas dissemina e o jornalista que informa.

Elaine de Sousa / Blog da Casa - Como você vê o Jornalismo Cultural praticado hoje no Brasil?
Camila Turtelli -
Gosto muito dos meios alternativos, como blogs feitos por jornalistas que informam rápido e vêm sempre com uma análise. Mas analisar o jornalismo cultural no Brasil, de uma maneira assim tão ampla, é complicado. Tem várias vertentes, tem o praticado pelo jornalismo diário de grandes mídias, como o que é feito pela Ilustrada e atinge um público grande. Por outro lado, tem o que é feito em revistas, que é mais rebuscado como o da Bravo, que às vezes me agrada outras não por ser muito acadêmico... Já no interior, o jornalismo cultural nos veículos diários fica mais preso à agenda mesmo, o que não é algo tão bacana assim.


Elaine de Sousa / Blog da Casa - O que você mudaria?
Camila Turtelli - Acho que ele precisa ser mais acessível, mais simples, sem perder a qualidade. Como faz isso, eu ainda não descobri.


Elaine de Sousa / Blog da Casa - Se pudesse voltar atrás, você estudaria Jornalismo?
Camila Turtelli - Acho que sim, porque essa profissão é meio viciante, apesar de não ser muito reconhecida e exigir muito esforço. Mas eu acho que teria feito outra faculdade junto que me oferecesse mais base teórica, como Direito ou História. Cursos que eu ainda quero fazer.

Elaine de Sousa / Blog da Casa - Qual a maior “focada” que você já cometeu?
Camila Turtelli -
Putz, tiveram várias... Uma vez eu fui cobrir um show no Alameda (Alameda Quality Center, localizado em Bauru, complexo que reúne praça de alimentação, salas de cinema, bares e espaços culturais) e perguntei para a Aurivânia Constantino (empresária responsável pelo empreendimento) se ela trabalhava ali, achando que ela era uma das recepcionistas do evento... Mas tem piores, preciso lembrar... (risos)
Elaine de Sousa / Blog da Casa - (risos) Essa já foi bem ruim...

Elaine de Sousa / Blog da Casa - O que é twittar? Qual o sentido disso para você?
Camila Turtelli - Ainda não tenho muita certeza do que seja twittar. Nos últimos meses, eu fiquei fascinada pelo Twitter, mas isso perdeu a força em menos de um mês. Acho que ninguém sabe ainda direito usar essa ferramenta. Mas é mais um meio de espalhar informação rápido, rápido.

Elaine de Sousa / Blog da Casa - O que você não tolera nas pessoas?
Camila Turtelli - Mentira, derrotismo e preconceito.

Elaine de Sousa / Blog da Casa - Solidão ou multidão? Por quê?
Camila Turtelli -
Solidão. Eu sou muito chata e tem horas que eu preciso ficar sozinha, porque nem eu me suporto.

Ping-pong
Amo: Minha casa
Odeio: Fazer o que eu não gosto
Medo: Morrer antes do tempo certo.
Prazer: Em não fazer nada
Desafio: Ser mais humilde e menos preguiçosa
Conquista: Ter conseguido ficar de cabeça pra baixo no tecido acrobático e subir de volta sozinha
Palavra de ordem: Respeito
Livro de cabeceira: Cem anos de solidão e A paixão segundo G.H. Mas um dos mais recentes que eu li e gostei muito foi o "Política" (do Adam Thirwell)
Para os ouvidos: Indie Rock'n'Roll, Beatles e Cat Power
@: Vício.

Quer conhecer o trabalho da Camila? Acesse o blog dela!

3 comentários:

Silvia disse...

Gostei muito da entrevista e concordo com várias coisas que a Camila disse. Com certeza, vou acompanhar as entrevistas toda semana. Bjs

Nina Prado disse...

Hmmm... ótima idéia... assim podemos conhecer melhor o pessoal da imprensa... valeu!

Nina Prado
nina.prado@gmail.com

Bibi disse...

Oi zentziii...

ATOOORON!

/beijosmeliga