foto: arquivo pessoal
Ele nasceu em Anápolis (GO), tem apenas 27 anos e já morou em cinco cidades do interior paulista desde que decidiu investir na área de Telejornalismo. Rodrigo Manoel da Silva é seu nome de batismo, mas pensando na sonoridade, ele adotou como sobrenome apenas Mansil. Desde 2007, ele colabora com as ações da Casa Midiática. A seguir, nosso bate papo.
Ficha técnica:
Nome completo: Rodrigo Manoel da Silva
Pseudônimo: Rodrigo Mansil
Idade: 27
Onde trabalha: TV TEM - São José do Rio Preto
Casado? não
Signo? Aquário
Blog da Casa/ Elaine de Sousa - O que você diria a estudantes de Jornalismo que desejam trabalhar em TV?
Rodrigo Mansil - A teoria na prática é outra. E para ser jornalista é preciso estar em contato com a notícia. Engana-se quem pensa que a preocupação com o mercado de trabalho vem depois da faculdade. Ao contrário. São as experiências que o estudante conquista durante o curso, em atividades extracurriculares, que vão conferir mais aptidão durante uma seleção de emprego, por exemplo.Você pode ser contratado porque viram seu trabalho, acompanharam sua evolução. E terá maiores chances de ser indicado pelos editores para ocupar determinada função se já circulou pelo meio jornalístico. Diz o ditado popular: "Quem não fala não é ouvido, quem não é visto não é lembrado". Então, capriche no seu marketing pessoal e vá aprender o que a vida tem pra te ensinar...
Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Como você entrou no Jornalismo?
Rodrigo Mansil - Começou com uma paixão pelo "glamour" da televisão. Depois percebi que é mais transpiração do que holofotes e fama. Jornalista não é artista. É a pessoa que representa a sociedade, que informa, que tem a missão de transmitir conhecimento de uma maneira criativa, precisa, decente. É o cara que faz a dona de casa e o empresário de uma multinacional entenderem o mesmo assunto sem subjugar a capacidade de cada um. Isto significa: ter um bom texto, uma boa desenvoltura e ser um bom contador de histórias. Continuo apaixonado. Poder fazer isso todos os dias é gratificante.
Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Como é a sua rotina?
Rodrigo Mansil - No meu trabalho não há rotina. A cada dia faço matérias sobre assuntos diferentes, conheço ao menos dois, três novos rostos por dia e viajo muito... Aprendo um pouco de tudo. Ah, e não ter que ficar trancado num escritório não tem preço!
Blog da Casa/ Elaine de Sousa - A veia jornalística ainda pulsa?
Rodrigo Mansil - Infelizmente, em alguns casos, a notícia se torna um espetáculo social. Há matérias detestáveis indo ao ar em diversos veículos. Mas o poder está concentrado nas mãos do telespectador: com o controle remoto ele pode filtrar o que vai ver. Isso pode fazer toda diferença. A veia jornalística ainda pulsa sim. Jornalista é idealista. E o esforço dos profissionais para manter a imparcialidade é grande.
Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Futuro...
Rodrigo Mansil - Além de ter passado pela faculdade de Jornalismo, curso Psicologia. Tenho vários planos para o futuro. Escrever sobre comportamento em colunas de jornais e fazer matérias especiais envolvendo este conhecimento na TV são alguns deles.
Ping-pong
Livro - O poder do mito (Joseph Campbell)
Filme - Cidade dos Anjos (1998, EUA. direção Brad Silberling)
Música - todas do Djavan
Um jornalista - Ernesto Paglia
Palavra - liberdade
Abomina - traição
Almeja - trabalhar e ter qualidade de vida, ao mesmo tempo! E não passar com indiferença por ninguém.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário