Blog da Casa

Este é um espaço democrático para discussões sobre Jornalismo, seu mercado de trabalho e experiências de quem já está na área. No Blog da Casa você também encontra divulgações de eventos realizados pela CM e vagas de estágios e emprego na área. É só ficar por aqui, afinal a casa é sua!

quinta-feira, maio 28, 2009

Adilson Camargo, no chá das cinco

foto: arquivo pessoal

O entrevistado desta semana é aquele repórter curioso, atento, educadíssimo e que está sempre atrás do personagem ideal para suas matérias especiais... Não raro ele nos liga na assessoria pedindo quase o "impossível". Mas não é que seus desafios são sempre envolventes e nos levam a querer tanto aquele personagem quanto ele?! O repórter Adilson Camargo também foge ao estereótipo do jornalista estressado, pelo menos aparenta sempre estar tranquilo e de bem com a vida. A seguir, os melhores trechos de nossa conversa.

Ficha técnica:
Nome completo: Adilson Ribeiro de Camargo
Pseudônimo: Adilson Camargo
Idade: 39 anos
Nascido em: Itapuí (SP)
Tempo de profissão: 9 anos
Onde se formou? Unesp
Onde trabalha: Jornal da Cidade
Casado? Sim
Filhos? Sim (uma menina linda de 1 ano e 8 meses)
Signo? Sagitário

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Como você vê o Jornalismo Impresso praticado hoje na nossa região?
Adilson Camargo - Em termos de política editorial, vejo com desalento. É triste ver jornais mais preocupados em agradar amigos e interesses políticos e econômicos do que seus leitores. Infelizmente, essa é uma realidade, em maior ou menor grau, no jornalismo como um todo, seja na nossa região ou em qualquer outro lugar do Brasil. A qualidade dos textos também deixa um pouco a desejar. Dependendo o caso, deixa muito a desejar. Lendo os textos dos recém-formados, vejo o quanto somos imaturos quando saímos da faculdade. Falta senso crítico para a maioria dos formandos.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - O que você mudaria?
Adilson Camargo - Se eu tivesse esse poder, faria um jornal preocupado exclusivamente com o interesse do leitor. É uma utopia do ponto de vista da sobrevivência do veículo? Acredito que sim. Mas eu me daria o direito e satisfaria o meu desejo de tentar. Atualmente, tem muita matéria em jornal que interessa a um grupo muito pequeno de pessoas. Com isso, o jornalista deixa de dedicar mais tempo para assuntos que realmente farão a diferença para a maior parte dos leitores.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Se pudesse voltar atrás, você estudaria Jornalismo?
Adilson Camargo - Com certeza. Talvez procurasse emprego em uma outra área que não a do jornalismo impresso diário. Como aprendizado (o jornal diário) é uma excelente escola, mas exige demais do jornalista. Além da pressão diária para fazer “virar” as matérias e deixá-las cada vez melhores, temos de sacrificar nossa vida social e em família por conta dos seguidos plantões aos domingos e feriados (nunca remunerados). Tirando isso, a profissão é maravilhosa.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa – Como surgiu o interesse pelo Jornalismo?
Adilson Camargo - Desde muito jovem aprendi a gostar de jornal. Era e continua sendo minha principal fonte de informação - agora rivalizada com os blogs e sites de jornalistas e de jornalismo que existem de monte na internet. Então, por me sentir atraído pelo jornal impresso, decidi fazer jornalismo.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Qual o segredo para manter boas fontes?
Adilson Camargo -
Tratando-as com honestidade e respeito. Sendo autêntico com as informações que nos foi passada. Assim, as fontes sentem-se mais seguras para nos ligar ou dar as dicas quando procuradas.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa – O que é indispensável para o repórter de jornal diário?
Adilson Camargo -
Disposição, porque todos os dias você tem de produzir matérias e nem sempre você acha as pessoas certas nos locais certos e nas horas certas. Tem dia que você não encontra ninguém para falar, mas a matéria tem de sair no outro dia de qualquer jeito. É preciso também de muita paciência porque nem sempre você é bem recebido. Tem entrevistado que descarrega toda a bronca que ele tem do veículo em que trabalha: o jornalista.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa – Você tem um plano B na vida profissional?
Adilson Camargo - No momento, não. Pretendo continuar jornalista.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Qual a maior “focada” que você já cometeu?
Adilson Camargo -
Sinceramente, não lembro. Foram algumas, mas nada grave, senão, com certeza, eu lembraria.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - O que você prefere, multidão ou solidão?
Adilson Camargo -
Depende do momento. Mas, com certeza, na maior parte do tempo prefiro multidão. Faz parte da nossa profissão. Além do mais, a agitação é gostosa, é sinônimo de vida, sempre desperta a nossa atenção para coisas diferentes. Mas tem horas que essa agitação toda incomoda e aí é preciso um momento só seu, para uma boa reflexão e autocrítica.

Ping-pong
Amo – Minha família
Odeio – Ironia
Medo – De doença sem cura
Prazer – Tomar café em um dia chuvoso, melhor ainda se estiver fazendo frio
Desafio – Chegar aos 100 anos com saúde
Conquista – Chegar onde cheguei, que não é muito ainda, mas é uma vitória
Time do coração? Aquele que já foi três vezes campeão do mundo
Quem bate um bolão (no mundinho da Imprensa)? Admiro o trabalho do meu colega Rodrigo Ferrari
Palavra – Esperança
Livro de cabeceira – As Intermitências da Morte (José Saramago)
Para os ouvidos – Thrash Metal
Para os olhos – O entardecer
O que o universo @(arroba) lhe diz? O quanto o nosso mundo ficou mais ágil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa que legal! Via os textos escritos, principalmente no JC de domingo, e não tinha idéia do rosto do Adilson! Legal descobrir o pessoal do jornalismo daqui da regiao assim... parabéns!
Daniel Oliveira

Ju Lobato disse...

Aeee Adilson... gostei da entrevista. Não sabia que você é fã de thrash metal... nunca ia desconfiar disso. Saudade do tempo que trabalhamos juntos. Abraços,
Ju Lobato.

Fernanda Moraes disse...

É, a característica citada pela Elaine é o que sempre ouvimos falar sobre o Adilson: EDUCADÍSSIMO. Já falava com ele quando trabalhava na assessoria da prefeitura de Sta Cruz e o encontrei em algumas coberturas aqui na região. Sempre foi perceptível o seu jeito respeitoso de lidar com as fontes e com os colegas. Muito boa a entrevista. Parabéns!