Blog da Casa

Este é um espaço democrático para discussões sobre Jornalismo, seu mercado de trabalho e experiências de quem já está na área. No Blog da Casa você também encontra divulgações de eventos realizados pela CM e vagas de estágios e emprego na área. É só ficar por aqui, afinal a casa é sua!

sexta-feira, março 27, 2009

Workshop aborda cobertura de sáude e beleza

Neste sábado (28), das 9h30 às 12 horas, aproveitando a realização em São Paulo da Hair Brasil 2009, a Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) promove o evento Saúde e Beleza na Comunicação - Workshop para jornalistas e estudantes de jornalismo. O evento terá a participação de médicos e jornalistas da FMUSP, sob a coordenação do professor Chao Lung Wen, chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade. O objetivo é discutir o papel dos comunicadores na difusão de informações que previnam clientes e profissionais de beleza sobre doenças transmitidas no dia a dia dos salões e clínicas de estética, além de aproximar os profissionais e promover a sugestão de novas pautas.

O workshop abordará temas como: a atuação do jornalista na área de saúde; câncer de pele; substâncias químicas presentes em produtos de beleza; o que fazer para evitar as doenças que podem ser transmitidas nos salões; entre outros.

A participação será gratuita para jornalistas das áreas de beleza e saúde, assessores de imprensa e estudantes de jornalismo. Mais informações: (11) 5082-2410, email michelinegalvao@telemedicina.fm.usp.br (informações Agência USP)

Aconteceu em Bauru (SP) e Sindicato dos Jornalistas repudiou. Veja:

Nota de repúdio à demissão do jornalista Márcio Miranda

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo - SJSP e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ vêm a público REPUDIAR a atitude truculenta, antiética e antidemocrática da direção da Rádio Auri-Verde de Bauru (SP) em relação à demissão do jornalista MÁRCIO MIRANDA, apresentador das edições do Auri-Verde Notícias e âncora do jornal Vanguarda de Notícias, conhecido como O VANGUARDÃO.

É lamentável que o profissional tenha sofrido censura da empresa por motivos econômicos, depois de a rádio que o empregava firmar acordo com o Legislativo de Bauru. A subordinação do departamento de jornalismo ao departamento econômico levou seu diretor rapidamente a desprezar a ética jornalística.

Foi um gesto arbitrário contra a liberdade de imprensa, tão fundamental para o aperfeiçoamento das relações no Estado democrático e da sociedade.

As autoridades públicas não podem e não devem ser coniventes com esta violência ao trabalho profissional e à sociedade! Nesse sentido, tanto o Sindicato quanto a Fenaj pedem a imediata recontratação do jornalista Márcio Miranda.

São Paulo e Brasília, 26 de março de 2009

José Augusto de Oliveira Camargo
Presidente - SJSP

Alcimir Antonio do Carmo
Diretor Regional – SJSP

Sérgio Murillo de Andrade
Presidente - FENAJ
__________________________________
Veja mais detalhes nas edições dos jornais BOM DIA e JC desta sexta-feira, 27/3.