Blog da Casa

Este é um espaço democrático para discussões sobre Jornalismo, seu mercado de trabalho e experiências de quem já está na área. No Blog da Casa você também encontra divulgações de eventos realizados pela CM e vagas de estágios e emprego na área. É só ficar por aqui, afinal a casa é sua!

sexta-feira, junho 26, 2009

Nesta semana, Mara Ramos analisa função do assessor e comenta não obrigatoriedade do diploma para jornalistas

foto: arquivo pessoal
Ficha técnica
Nome completo:
Mara Sílvia Rodrigues Ramos
Pseudônimo: Mara Ramos
Idade: 43
Onde trabalha: Lettera Comunicação Estratégica
Tempo de profissão? Hummm 24 anos (contando com os estágios na época da faculdade)
Casado? namorando
Filhos? Sim – o João Davi – 8 anos
Signo? Libra

Blog da Casa/ Elaine de Sousa – Em tempos de Orkut, MSN, blogs e Twitter, qual o papel do jornalista diante da avalanche diária de informações transmitidas pelas velhas e novas mídias?
Mara Ramos – Nosso papel hoje é discernir, distinguir, separar o joio do trigo. Todas essas ferramentas são boas e úteis. Porém, se ficamos restritas a elas corremos o risco de ter uma visão linear da realidade, sem aprofundamento. Nosso papel é olhar e, pelo menos, tentar compreender o mundo a nossa volta.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa – Como você vê a não obrigatoriedade do diploma para o exercício do Jornalismo?
Mara Ramos –
Lamento pela decisão do Supremo na semana passada. Tive uma vida acadêmica enriquecedora e fundamental para minha formação e atuação como jornalista profissional. Não consigo desvincular as coisas e lamento profundamente ver postos de trabalho dos jornalistas profissionais serem ocupados por provisionados, sem noções básicas fundamentais de bom jornalismo.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Se pudesse voltar atrás, você estudaria Jornalismo?
Mara Ramos -
Fiz minha opção profissional aos 12 anos de idade e sinto que nasci para ser o que sou como profissional. Mas sempre ficou um desejo guardado de fazer agronomia. Diferente né? Acho que por isso trabalhei tantos anos com jornalismo agropecuário.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Qual o futuro das assessorias de imprensa autônomas?
Mara Ramos -
Promissor. A comunicação corporativa tem crescido a olhos vistos nos últimos anos. Os empresários percebem mais a necessidade das ferramentas de comunicação em suas empresas; as redações (cada dia mais enxutas) também contam com o trabalho das assessorias, que são hoje um suporte fundamental para o jornalismo diário.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Qual foi o seu maior desafio na função de assessora de imprensa?
Mara Ramos -
Ahhh muitos! Nesses mais de 20 anos sempre atuei em assessoria. Mas acho que o maior desafio tem sido mesmo ser dona de uma empresa de comunicação corporativa, atender uma variedade tão grande de clientes. Quando eu e minha sócia, Anaí Nabuco, decidimos montar uma empresa, sabíamos que haveriam muitos desafios e, de fato, eles são constantes e diários. Mas tem valido a pena, acreditamos no nosso negócio, trabalhamos com seriedade. A mídia e os nossos clientes reconhecem isso.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Qual a ferramenta mais importante do bom assessor?
Mara Ramos -
Eu poderia dizer que relacionamento é uma ferramenta fundamental, mas hoje em dia é preciso muito mais que isso. Numa lista rápida um bom assessor precisa ter: metodologia, pensar estrategicamente, bons contatos, maillings atualizados e muito, muito jogo de cintura.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Como você vê a polêmica criada entre jornalistas e relações públicas em relação ao desempenho da função de assessor de comunicação?
Mara Ramos -
Essa briga me parece coisa de americano, pois lá nos EUA o assessor normalmente é um relações públicas. Vivemos outro país, outra realidade. Acho a polêmica desnecessária se cada profissional tiver consciência do seu papel.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Num plano de comunicação ideal, o que é indispensável?
Mara Ramos - Meta, estratégia e metodologia

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Como você vê a figura do assessor de imprensa e como acha que ele é visto?
Mara Ramos -
Para quem sabe da importância de uma assessoria de comunicação, o assessor tem que estar junto com quem decide. Sua avaliação ajuda a mensurar impactos de decisões e auxiliar de forma decisiva a empresa e a imprensa. Imagino que o assessor seja visto como um facilitador que conhece a realidade de seu cliente e também o que a imprensa precisa saber.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Qual a maior “focada” que você já cometeu?
Mara Ramos -
Olha, essa é brava, mas vamos lá! Em 1996, show com João Paulo e Daniel na Expo Bauru. Saímos cedo com a dupla percorrendo todos os veículos de comunicação da cidade. Haviam dois programas de TV agendados para o mesmo horário. Ambos ao vivo. Tivemos que deixar de ir em uma das emissoras, que já estava com chamada no ar. Foi horrível, não havia desculpas. Fui com a dupla até lá para nos desculparmos com a direção, mas o “furo” com o telespectador não tinha como resolver. No ano seguinte, o João Paulo já havia falecido e fui somente com o Daniel, que entrou ao vivo no jornal do meio dia. Tivemos que sair de lá escoltados, pois houve uma invasão de fãs e as imagens acabaram em rede nacional.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - O que você não tolera nas pessoas?
Mara Ramos -
Falta de ética. Picaretagem.

Blog da Casa/ Elaine de Sousa - Solidão ou multidão? Por quê?
Mara Ramos -
Solidão. Adoro estar comigo mesma, com as pessoas que amo. Isso me deixa mais segura.

Ping-pong
Amo:
A vida
Odeio: Mentira
Medo: Não fazer o que posso
Prazer: Família
Desafio: Continuar
Conquista: Chegar até aqui.
Palavra de ordem: Respeito
Livro de cabeceira: Bíblia
Para os ouvidos: Silêncio
@: sejaamavel.com.br

Nenhum comentário: